O que são roles?
As roles são a função de cada jogador, sendo atualmente divididos entre Solo Top, Jungler, Solo Mid (não AP Carry, pois muitos assassinos AD invadiram essa lane), Support e AD Carry. Cada um tem funções bem específicas, apesar de poder usar champions bem variados.
Top Lane
Antigamente, a Top Lane era o lugar dos bruisers, que seguravam a pancada enquanto o time matava o inimigo. Porém, com a vinda de champions ranged para o top, como Vladimir, Kennen e Jayce, essa ideia ficou para trás. Na minha concepção, atualmente a Top Lane deve possuir um Champion que tenha a capacidade de iniciar uma luta, tankar, possuir alguma utilidade, e/ou possuir a capacidade de proteger seu ADC/matar o do inimigo. Exemplos: Kennen pode servir tanto para iniciar uma luta quanto para matar o ADC inimigo, com sua combinação de ultimate+Zhonya. O Nasus consegue muito facilmente proteger o seu ADC, tornando o inimigo lento demais para chegar nele. O ultimate do Vladimir aumenta o dano que os inimigos tomam, além de causar um bom dano. Quem se encaixa nessa role: Jogadores que gostam de estar na linha de frente e suportar uma grande quantidade de dano. Se você está sempre na frente de seu time antes das Team Fight começar, com o dedo coçando para lançar aquele stun esperto no inimigo e saltar nele, talvez você se encaixe bem nessa lane.
Jungle
Uma das mais (ou talvez a mais) importantes roless do jogo, cabe ao jungler controlar as áreas entre as lanes, tanto de seu aliado quanto a do aliado inimigo, além de ajudar os campeões da lane com ganks, assegurar objetivos globais (como o dragão e o baron)... Os junglers podem ser tanto tanks (como o Jarvan IV e o Nasus) ou assassinos (Evelyn e Shaco), dependendo do seu estilo de jogo. Nas Team Fights, eles também podem ter o papel de tank e iniciador, mas é mais comum ver o jungler atacando o ADC inimigo do que o top. Quem se encaixa nessa role: Jogadores com boa visão do mapa, que consegue saber onde estão seus aliados e seus inimigos, quando é seguro gankar uma lane, ou quando é a melhor hora para fazer um objetivo. Os junglers também tomam a linha de frente, se embrenhando fundo na linha inimiga, e tentando tirar os causadores de dano fora de combate, seja isolando-os ou matando-os.
Mid Lane
São, no geral, campeões com imensa capacidade de burst, e os que mais carregam jogos (basta ver que os melhores jogadores do mundo são mid laners, como o Xpeke, Alex Ich, e no Brasil, Takeshi, Kami e Minerva). Um bom mid consegue matar um inimigo desavisado em um único instante, transformando uma Team Fight em um 5x4. No meta atual, os assassins como Ahri, Fizz e Zed andam sendo muito usados, mas champions de peso como Gragas (literalmente) e Orianna também são picks bastante estáveis. Quem se encaixa nessa role: Com o pensamento huezista de hoje, em que todos querem carregar, praticamente todo mundo se encaixa nessa role. O mid tem a capacidade de transformar toda Team Fight em um 4x5 em um único instante, podendo tanto atacar de trás (como Orianna e Gragas), quanto partir direto para a retaguarda inimiga, matar o AD Carry e ir embora (como Diana, Zed e Ahri). Depende do seu estilo de jogo.
Support
Suporte
A role mais subestimada, mas uma das mais importantes do jogo. Cabe ao support ser uma babá de seu AD Carry na lane, wardando em volta para prever os ganks, desestabilizando o inimigo com seus Crowd Control (CC), tanto para ajudar seu Carry a matar, quanto para protege-lo. No mid game, o support mantém o mapa wardado, dando visão do time inimigo, e ajudando sua equipe a pegar os adversários desprevenidos, além de proteger seu Carry durante as Team Fights. Quem se encaixa nessa role: Raros jogadores do server brasileiro se encaixam nessa role: Você não irá matar os inimigos. Você vai, sim, carregar seu time, mas por detrás das cortinas. Raramente vai ser elogiado, cabendo ao seu Carry receber todas as glórias. Mas mesmo assim, não há nada mais satisfatório do que saber que seus esforços venceram o jogo. Ao jogador dessa role, cabe a paciência de ter que jogar com uma pessoa que talvez não conheça, e deve se lembrar de sempre wardar o mapa, principalmente o dragão e o baron. Você sempre ficará na linha de trás, lutando apenas para proteger o seu Carry.
AD Carry
AD Carry
Outra role que carrega o jogo, cabe aos AD Carry farmarem o máximo possível para comprar itens que lhe deem a maior quantidade de Dano Por Segundo (DPS). Apesar de ter skills que causem bastante dano, a sua maior parte provem de Auto Attacks (AA), portanto você deve ter uma Velocidade de Ataque e um dano altíssimos. Você estará sempre na linha de trás do time, atacando apenas quem está perto de você, sem tentar ir para cima do Carry inimigo. Cabe a você se manter vivo até o final da luta, e matar os tanks inimigos para que seu time possa se focar em inimigos mais frágeis. Quem se encaixa nessa role: Pessoas que gostam de ver a vida de ficar na linha de trás destruindo tudo o que está na frente. Se o mid laner é um canhão, você é uma metralhadora, atacando várias vezes em poucos segundos, até derrubar a todos. Essa role requer a maior capacidade de farm, pois, ao contrário dos mids, você depende menos de skill e mais de AA para farmar. E posicionamento é tudo. Nunca seja pego na frente de seu time, pois você sempre será muito frágil, e sua presença na luta é essencial.
0 comentários:
Postar um comentário