Este guia é recomendado para players iniciantes que ainda não conhecem as nomenclaturas do jogo, com o intuito de orientar os leitores neste aspecto.
Lembrando que sou um player comum, não sou melhor do que ninguém aqui, este guia está aberto a críticas, opiniões e complementos e será constantemente atualizado.
Glossário:
-LANE: Lane é denominado o local onde se encontram os mínions dos 2 times, nos mapas do LOL existe 3: TOP(a superior do mapa), MID(a do meio), e BOTTOM(a de baixo)
-GANK: Gankar é o ato de matar heróis, tendo herói que cumprem especificamente essa função(exemplos de gankers: Teemo e shaco); geralmente ganks são efetuados em grupo e fora de sua lane original, mas não se aplica a todos os casos.
-PUSH: Push é o ato de derrubar torres, muitas vezes confundido com Carrier, que será explicado futuramente (exemplos de pushers: Master Yi e Twitch).
-CARRIER: Hero com a função de avançar a Lane e possivelmente derrubar torres, mais sua função principal é empurrar a Lane para frente seja na base do farm(que será explicado futuramente) ou simplesmente por conta de sua independência na Lane podendo se manter sem recuá-la(exemplos de carriers: Ashe e Sivir)
ps: carriers também gakam quando acompanhados de um suporte/disabler.
-CASTERS: Casters são heroes que causam uma grande quantidade de dano com suas skills, geralmente com um HP muito baixo e bom no fim do jogo (endgame) (exemplos de casters: Ryze e Veigar)
-SUPORTER: Suporte é o hero que está na Lane para auxiliar seu parceiro a upar, gankar, se manter vivo e ect, sem necessariamente realizar essas funções sozinhas, ele apenas possibilita que as jogadas dêem certo(exemplos de suportes: Kayle e Soraka).
-STARTER: No meio de uma batalha em grupo (de 2x2 à 5x5), é necessário que alguém comesse o combate avançando e forçando os times a se movimentarem, seja com slows/stuns em área, ou com um simples arremesso de um adversário no meio de sua equipe (exemplos de starters: Malphite e Singed).
-TANKER: tanker é o tipo de hero que serve para receber dano sem sofrer muito com isso, normalmente a maioria dos starters são tankers ou semi-tankers (exemplos de tankers: Rammus e Amumu)
-DISABLE: Ato de inutilizar o hero oponente, com stuns, slow, silence, blind e etc...(exemplos de disablers: fiddlestick e Morgana)
-LAST HIT: Quando um minion morre, mesmo você não tendo causado dano nele, simplesmente você estando na mesma tela que ele, você receberá XP, porém, você só receberá dinheiro quando você der o ataque final no minion, independente de ter atacado ou não outras vezes(isso também acontece com ganks e pushes).
-FARM: O ato de matar muitos minions ao mesmo tempo, ganhando assim muito dinheiro, geralmente feito por carriers e pushers.
-MISS/MIA: Expressão utilizada para avisar que existe um hero fora de sua Lane (geralmente por conta de uma possível armadilha, ou que ele voltou para base pro algum motivo).
-NUKE: Ato de causar dano com skills, muitas vezes utilizado como harass (que será explicado em seguida).
-HARASS: Ato de aos poucos minar o hp do seu oponente da Lane muitas vezes para facilitar um gank ou simplesmente forçar uma fuga da Lane, o deixando só, livre para fazer um push.
-UPAR: O ato de ganhar níveis.
-JUNGLE: Entre uma Lane e outra existe um campo cheio de árvores, cheio de neutrals (que será explicado depois).
-NEUTRAL/NEUTS: Monstros AI que ficam em jungle não pertencentes a times.
-GRASS: Grama presente em diversas áreas do mapa que quando se está dentro, você ganha o status de invisibilidade.
-ROAMING: Hero sem Lane definida, transitando nas lanes que necessitam dele, geralmente com uma forma de fazer isso de forma rápida e eficaz (exemplo: twisted fate).
-BUFF: Aumento temporário de algum status adquirido a partir de skills ou de neutrals.
-DEBUFF:O oposto de buff, um decréscimo temporário de algum status.
-GG: Abreviação de "Good Game", ou "Game Gained", expreção utilizada (de forma cortez para diser que o jogo foi bom) para quando o jogo acaba.
-BG: Abreviação de "Bad Game" utilizada para avisar que o jogo foi ruim.
-BRB: Abreviação de "Be Right Back", ou jah volto.
-CHAMPION: Personagem que você controla.
-HERO: Sinônimo de Champion.
-AFK: "Out Of Keyboard", expreção utilizada para quando a pessoa sai da frente do computador por algum tempo.
-Quiter: Pessoa que sai no meio do jogo.
-FEED : Uma pessoa "feeda muito" quando ela morre muito deixando seu adversário com muito dinheiro.
-BACK: Aviso para recuar, geralmente na intenção de alertar uma possível armadilha.
-B: Abreviação de back.
-Trap: Armadilha.
-CARE: Aviso para tomar cuidado, alertando possível perigo.
-OOM: "Out Of Mana", sem mana.
-LOM: "Low Of Mana", com pouca mana.
-IAS: "Increased Atack Speed", velocidade de ataque aumentada.
-FTW: "For The Win", Para a Vitoria.
-CC: "Crowd Control", controle de multidão (o que na prática significa stun ou nuque em área".
-CD: "Cool Down", tempo de recuperação entre as skills.
-QQ: Expreção utilizada para "Rage Quiting", por que para sair do jogo é só apertar ALT+Q+Q.
-BURST: Grande quantidade de dano em um curto espaço de tempo.
-FOCUS: Focar um Champion específico em um pvp em grupo.
-RIVER: o rio que cruza as 3 lanes no meio.
-BP: Também usado como Pill ou Pilling; ato de voltar para abase.
-DD: "Direct Damage", skills de single target(um alvo), que causam dano diretamente ao inimigo.
-SKILLSHOT: Skill que segue em linha reta sem focar um alv (como o ult da Ashe).
-Ult: "Ultmate Skill", skill que só pode ser pega nos léveis 6, 11,16.
-AOE: "Area Of Effect", efeito em área.
-SIGILS: Buffs adquiridos ao matar neutrals.
-BACKDOOR: Derrubar torres sem o auxíli dos minions(geralmente ignorando os minions oponentes e atacando a torre diretamente).
-AP: "Ability Points", atributo que beneficia o dano de suas skills.
-GJ: "Good Job", boa jogada.
-MS: "Move Speed", velocidade de locomoção.
-GL: "Good Luck", boa sorte.
-BARON, NASHOR, WORM: Cobra gigante que quando morta dá um buff para todo o time temporáriamente.
-DDEFEND: Defender a base.
-D: Abreviação de defend.
-CREEP: Sinônimo de minion.
-HF: "Have Fun", se divirta.
-JUKE/JUKING: Ato de enganar ou despistar o oponente enquanto está sendo caçado, geralmente isso ocorre dentro da jungle, se aproveitando dos "Grass" e saido do campo de visão de quem está te caçando.
-TP: "Town Portal", expreção utilizada quando uma pessoa usa o recall para a base ou teleporta para uma torre.
-LURE: Atrair oponentes para uma possivel armadilha.
-BAIT: Quando você aparece numa posição favoravel para o time oponente te gankar, porem você caba lurando eles para uma trap.
-BUILD: Conjunto de intens e abilidades que serão feitas para o seu champion.
-SCOUT: Ato de se certificar de algo como enxergar qum está invisivel no grass ou botar uma ward no nashor.
-CREEPWALL: Ato de se defender de uma skillshot ou coisas do gênero ficando atraz de um minion ficando assim seguro em relação a esse tipo de skill.
-ZONING: A partir de zonas de influência impostas pela range de skills ou qualquer tipo de ameaça impedir que o oponente ganhe XP.
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